Como escolher o repelente de aves mais eficaz?
Repelentes e técnicas mais adequadas para afastar aves em diferentes zonas de pressão.
Explicamos como analisar comportamento de aves.
Está à procura do repelente de aves mais adequado?
Clique na ave que lhe está a causar problemas de sujidade e encontre uma selecção de repelentes eficazes
Questões frequentes quando pretendemos afastar as aves de determinado local
O que atrai os pássaros para um edifício e não para outro?
Qual é a melhor solução para afastar aves?
O que faz com que um dissuasor de aves falhe?
A resposta a estas questões facilita uma escolha de um repelente mais eficaz.
Como analisar o comportamento das aves
Três pontos principais do comportamento das aves são a base para determinarmos o tipo de zonas de pressão das aves.
- Os pombos, estorninhos, corvos, pardais e gaivotas partilham dos mesmos traços comportamentais
Fatores que influenciam o comportamento das aves
1) Fonte de Alimento
Veja qual a quantidade de comida/água disponível. Os pássaros combatem e lutam por locais onde há comida disponível.
Áreas com alimentos limitados que podem ser removidos ou controlados são áreas de baixa pressão. Um local com grandes quantidades de alimento, permanentemente disponível é um local de zonas com alta pressão.
Um exemplo de zonas de pressão leve - uma casa em ambiente suburbano que não tenha por perto esplanadas ou outros atrativos para as aves.
No caso de um celeiro ou uma fábrica de processamento de alimentos será um local com zonas de alta pressão.
2) Edifício acolhedor (do ponto de vista das aves)
As aves gostam de áreas protegidas, onde podem nidificar, proteger-se das intempéries e observar pontos de alimentação. Se o edifício apresentar este tipo de característica, mais aves serão atraídas para o local.
Ao examinar o local, verifique quais são os locais de nidificação e pouso, juntamente com a proximidade de fontes de água e alimentos.
De notar que a pressão das aves pode variar em diferentes zonas dos edifícios. Por exemplo num edifício que tenha zonas de escritórios e outras áreas com esplanadas, as zonas de pressão das aves vão ser mais fortes junto das esplanadas, onde por norma, há comida à disposição.
3) Locais alternativos
Existem outros locais atraentes e disponíveis, para onde as aves se possam deslocar depois de aplicar os dissuasores? Se as aves não tiverem alternativas, vão resistir à mudança e voltar ao seu antigo território.
4) Bandos residentes
Contabilize o número de pássaros no local e o que fazem durante o dia.
Os pássaros não residentes são os mais fáceis de afastar. Enquanto que os pássaros que permanecem à noite e que nidificam nesse local poderão tornar-se residentes permanentes e o afastamento ser mais difícil.
5) Outros bandos
Existem outros bandos de pássaros na área?
Esta verificação é particularmente relevante quando usar técnicas de dispersão sonoras. As técnicas de dispersão movimentam o bando residente atual, mas outras aves podem ocupar rapidamente o espaço que ficou livre. Além disso, se houver um grande número de outras aves na área, as aves deslocadas terão mais dificuldade em encontrar um novo local e vão resistir e persistir para voltar ao seu território.
Zonas de Alta Pressão de Aves
As aves consideram esse o seu território e é onde habitam e nidificam.
Provavelmente, nasceram nesse local; Protegem os seus ninhos e fazem criação.
Ao aplicar um dissuasor nestes locais de abrigo as aves reagem da mesma maneira que nós reagiríamos ao encontrar uma barreira em frente à sua porta de entrada e neste sentido iria fazer os possíveis para retirar essa barreira!
É frequente verificarmos ninhos em cima de espigões e picos ou o sistema de cabos tensionado danificado, devido a não suportarem a pressão excessiva das aves.
Locais com comida em abundância como lixeiras municipais, cais de descarga de peixe nos portos marítimos, quintas onde tem criação de gado, celeiros industriais alimentares, onde os alimentos estão facilmente acessíveis para as aves.
Repelentes e técnicas mais adequadas para zonas de alta pressão de aves:
Para obter melhor resultado no afastamento de aves, em zonas de pressão alta, o ideal será aplicar redes anti pássaros. Quando não é possível utilizar a rede coloca diferentes tipos de repelentes, que incomodem a ave ao nível dos diferentes sentidos - visão, olfato, paladar, auditivo e tato.
- Verificar e proteger todos os locais de poiso de aves
Retirar todos os ninhos e limpar o local de infestação antes de aplicar qualquer tipo de dissuasor
- Nas zonas de alta pressão e em locais mais críticos aconselhamos utilizar o Gel Bird Free ou repelentes electroestáticos.
- Para grandes áreas e espaços abertos aconselhamos aplicar repelentes sonoros tipo Bird Grad Pro ou repelentes visuais Eagle Eye que diminuem consideravelmente a pressão de aves na área.
Os repelentes ultrassónicos tipo Ultrasom-X são eficazes em locais onde as aves nidificam - as aves acabam por se afastar por se sentirem incomodadas sistematicamente com o ultrasom.
Para obter melhores resultados deverá aplicar um produto específico tipo Ferobac para a limpeza de urina e excremento de aves, bem como para a eliminação de presença de feromonas - substâncias que podem "modificar " o regresso das aves ao local.
Não aconselhamos:
Os seguintes dissuasores de aves em zonas abrigadas, apenas em zonas expostas - locais de pouso.
Quando tiver dúvidas na escolha do dissuasor a aplicar não hesite em contactar-nos. Faremos uma análise completa e aconselharemos os dissuasores que vão resolver o seu problema com aves.
Zonas de Pressão Média de Aves
São locais onde a presença das aves é frequente, podem pernoitar, mas não fazem ninhos no local.
São locais onde as aves observam oportunidades de comida ou descansam à tarde por várias razões.
Podem ser locais de abrigo para as aves em caso de intempéries.
Repelentes mais adequado para zonas de média pressão de aves:
Nestes casos o ideal será recorrer a repelentes físicos como espigões, cabos tensionados, gel Bird Free, sistemas electroestáticos, redes, laser
Para grandes áreas aplique um aparelho de dissuasão de aves por som, tipo Avitrac 18S, ou Canhão a Gás
Repelentes visuais dinâmicos como o Falcão Voador, Fita Espanta Pássaros e/ou sistemas Eagle Eye
Em algumas situações também poderemos complementar com repelentes de aves Líquidos e Granulados.
Não aconselhamos:
- Repelentes Visuais Estáticos - têm pouca ou nenhuma eficácia, a não ser que sejam aplicados como reforço aos repelentes espanta pássaros sonoros.
- Picos para Pombos - são muito baixos e requerem algum controlo para verificar que não são obstruídos com "lixo" e ninhos.
Baixa Pressão de Aves
Este é um local onde as aves pousam ocasionalmente.
Baixa Pressão de Aves
Este é um local onde as aves pousam ocasionalmente. Locais de baixa pressão são locais de "toca e foge". As aves podem parar depois de uma refeição para absorver o calor do sol da tarde, como por exemplo, no parapeito em torno de um prédio.
A ausência de comida e abrigo faz com que seja um local casual para passar o dia.
Repelentes mais adequados para zonas de baixa pressão de aves:
Podemos recorrer a repelentes visuais estáticos, dinâmicos e óticos (por norma são mais económicos) bem como todos os outros repelentes apresentados na nossa loja.
Deverá, no entanto, ter em conta o tipo de superfície onde vai aplicar o dissuasor