Em Portugal existem 5 espécies de andorinhas. As andorinhas são pequenos pássaros com dorso preto, mas que adquirem um tom azul brilhante com o reflexo do sol. Por outro lado são aves que possuem a barriga branca e uma cauda muito comprida e forcada. Ao voar parece totalmente preta, mas é facilmente reconhecida pela sua longa cauda e pelo voo deslizante. A Andorinha possui as asas maleáveis dando a sensação que dobram, a cauda é comprida e nitidamente bifurcada. As andorinhas vivem em grupos e em zonas abertas, alimentam-se sobretudo por insetos voadores. Normalmente as andorinhas constroem os ninhos de forma rápida e são feitos de lama, com forma de pequena taça e aberto na parte superior, são construídos dentro das casas, beirais ou debaixo de pontes. Na maior parte dos países da Europa, podemos ver as andorinhas durante a Primavera e o Verão. No Outono elas iniciam a sua viagem em direção ao sul para a África, onde passam todo o Inverno. Regressam à Europa na Primavera para reproduzir, fazer o ninho e criar os juvenis. No entanto, em Portugal,podemos observar esta espécie de ave em todo o país, logo a partir de Janeiro, e até setembro. No inicio de Maio, a maioria das andorinhas começa a reprodução e em Setembro preparam-se para a migração. No entanto, algumas poderão ficar na Europa até Outubro.
Sim, as andorinhas são protegidas pela lei do Tratado das Aves migratórias de 1918, por isso é ilegal a sua captura intencional, matar ou perturbar estas aves migratórias, os seus ninhos e os ovos. Para saber mais informações sobre remoção dos ninhos de andorinha, contacte-nos pelo número 966233626. Para saber qual a altura adequada para poder remover os ninhos e colocar repelentes, convém pedir autorização ao órgão ambiental da sua zona de residência.
As andorinhas constroem os seus ninhos de lama e largam os seus excrementos onde quer que estas nidifiquem. Daí que as paredes, beirais e outras áreas dos edifícios fiquem com sujidade e com um aspeto bastante desagradável. Por outro lado o excremento de andorinha pode igualmente produzir bactérias que causam doenças do tipo histoplasmose, encefalite, salmonelas, meningite, toxoplasmose, entre outras.
4. Repelentes eficazes para afastamento de Andorinha
a) Proteção de zonas de ninhos com rede
- Proteção das beiras dos telhados com rede anti pássaros, é um método 100%eficaz e com um efeito duradouro.
As redes oferecem a segurança e proteção contra a invasão de pragas de aves em qualquer área da sua propriedade. Não convém utilizar uma rede qualquer de fio de pesca, deve utilizar uma rede indicada para pássaros, de 19mm com uma espessura de fio de 1mm, para evitar que a ave fique presa ou envolvida nos fios. Para conseguir melhores resultados, instale as redes antes da chegada das andorinhas e utilize uma estrutura de cabo de aço, de preferência em inox para que as redes fiquem bem fixas.
- Outra sugestão é utilizar um painel de fibra para evitar ninhos de andorinha
Para isso, uma superfície lisa com ângulo na zona onde as andorinhas constroem os seus ninhos evita a presença destas aves. Se formar uma superfície lisa e côncava através de um painel de fibra de vidro, é uma solução eficaz.
b) Fita espanta pássaros
Usada para assustar pássaros, inclusive a andorinha, a fita espanta espanta pássaros é também conhecida como um repelente multissensorial. Trata-se de uma fita "sonora" que faz som e se move no ar quando faz vento e reflete à luz do sol. Através do brilho e do som do seu movimento as aves irritam-se e são encorajadas a abandonar a área. É um método eficaz, duradouro de funcionamento fácil e simples.
É indicado para áreas abertas, para proteger a sua propriedade e campos agrícolas, da destruição de outras aves. Recomenda-se a colocação da fita antes de as andorinhas começarem a aninhar.
c) Repelentes visuais para Andorinhas
O Falcão Voador é um repelente visual de pássaros pendurado em uma vara flexível e resistente que simula o voo de uma ave de rapina em pleno ar. Devido à sua agressiva ação de voo este repelente visual afugenta as andorinhas.
Porém, convém referir que no mercado existe uma grande variedade de repelentes para assustar gaivotas, desde figuras estáticas de corujas, corvos ou balões com olhos pintados num tom assustador, e que condicionam as andorinhas, contudo sem sucesso garantido devido a serem colocados isoladamente e não surtirem o efeito desejado.
d) Afugentar andorinhas com Gel ótico
O Gel Bird Free é uma forma fácil e rápida para afastar andorinhas. É um repelente de pássaros em gel e é usado para evitar que as aves pousem em determinadas áreas. Não é tóxico, é seguro para o meio ambiente, podendo ser usado em ambientes fechados ou ao ar livre. Por outro lado não causa danos a edifícios ou estruturas e não é agressivo para as aves, mesmo que entrem em contacto com o gel.
Por outro lado o Gel Bird Free está formulado para ser durável, mesmo em locais mais expostos às temperaturas adversas. Afugenta em tripla ação - Visão, olfato e Tato:
Visão: as aves possuem um espectro de visão diferente dos humanos e ao olharem para o gel aparentemente as aves vêm uma luz ultravioleta, de modo que parece fogo. O efeito visual, através do qual as aves interpretam o gel como fogo, é imediatamente evidente após instalação.
Olfato: o cheiro de óleo de citronela e hortelã que para os humanos é agradável, não sendo suportável pelas aves;
Tato: o gel é pegajoso e causa uma sensação de desconforto nas aves aquando do toque; Onde usar: bordas, sinais, varandas, vigas, claraboias, sinais, telhados, equipamentos de ar condicionado, espaços fechados, etc. - Seguro para o meio ambiente: feito de ingredientes totalmente naturais - Longevidade: os pratos são eficazes por 3 a 6 anos.
e) Espigões contra andorinhas
Espigões contra andorinhas oferecem uma solução duradoura e muito eficaz para ajudá-lo a livrar-se das andorinhas. Estes podem ter base em inox ou policarbonato e hastes em inox.
Antes de tudo tem de observar onde as aves tentam pousar e, em seguida, instalar espigões contra andorinhas em locais como beirais no telhado e chaminés. Por outro lado podem colocá-los em lugares que ache que os pássaros podem visitar com frequência.
Espigões contra andorinhas são um repelente garantido para que a andorinha nunca mais volte. Este repelente pode ser instalado tanto no interior como no exterior.
f) Fita eletrificada para afastar andorinhas
A fita eletrificada para afastar andorinhas é uma fita flexível e PVC com dois condutores que transmitem um choque elétrico leve, assim que as andorinhas pousam sobre eles, condicionando desta forma o comportamento das aves pelo toque e atuando como um impedimento à permanência das andorinhas naquele local. É um sistema fácil de aplicar e que está em conformidade com qualquer configuração arquitéctonica. Depois de aplicada a fita de choque elétrico consegue manter o seu edificio limpo,sem ninhos de andorinha. Os testes e a experiência atual mostram que os repelentes de aves de choque elétrico educam as aves a evitar a superfície protegida, no futuro.
g) Repelentes de ultrassom que criam ambiente desconfortável para andorinhas
Alguns repelentes ultra sónicos, tipo Bird Gard Ultrassom X provaram ser muito eficientes contra as andorinhas, sobretudo em grandes áreas abertas. Estes equipamentos combinam sons de alta frequência de predadores como é o falcão e a coruja, e criam um ambiente hostil para as andorinhas, obrigando-as a voar para outros lugares mais seguros.
Nota: não recomendamos utilizar aparelhos por ultrassom junto de janelas de casas habitadas.
h) Repelentes Bioacústicos que afugentam andorinhas com som de predador natural
Os repelentes bioacústicos para afastar andorinhas são equipamentos que repelem as andorinhas através da emissão de uma variedade de sons de alarme e de uma variedade de chamadas de socorro, através de gravações de vozes que assustam e desorientam as andorinhas. Os nossos repelentes bioacústicos utilizam sons reais e são completamente programáveis com a reprodução clara e de alta definição.
i) Pentes em acrílico NestDivert
O pente NestDivert impede instantaneamente a fixação de andorinhas sob o beiral dos edifícios e em todas as áreas de nidificação. O design e o formato do NestDivert é adaptável e funciona em todos os ângulos do teto (planos ou angulados. É um sistema discreto, não visível e de fácil instalação.
5. Remoção de ninho de andorinhas
A remoção do ninho deve ser iniciada no primeiro sinal de construção do ninho, devido à dificuldade em obter uma permissão para remover ninhos com ovos ou com filhotes. Normalmente os ninhos podem ser lavados com uma mangueira de água ou derrubados com um bastão. A remoção de ninhos por esses métodos é um processo confuso e demorado que pode causar a dispersão de parasitas do ninho e causar infiltrações no interior de habitações. Porém, como construtores de ninhos de lama, as andorinhas evoluíram para persistir, apesar das falhas do ninho devido à chuva ou humidade. Lavar ninhos nada mais é do que uma tempestade artificial. como as andorinhas reconstroem os ninhos com persistência, a remoção será necessária por vários dias durante a construção do ninho. A persistência é, sem dúvida, afetada pela condição fisiológica das andorinhas, pela história de nidificação no local e pela disponibilidade de locais alternativos. As andorinhas podem retornar no ano seguinte e, a menos que medidas de controle adicionais sejam implementadas, todo o processo pode precisar ser repetido.
6. Resumo
Escolha a melhor estratégia no controlo de andorinhas e não esqueça que não podemos remover os ninhos enquanto as andorinhas não abandonarem o lugar. Se ainda tem dúvidas, não hesite em nos contactar, colocaremos um técnico ao seu dispor para o ajudar.
Tem dúvidas ? Então, em qualquer caso contacte-nos e um dos nossos técnicos encontrará a solução para afastar andorinhas, adaptada ao seu problema.
(+351) 966233626 (+351) 231504310 info@antipombos.pt