Doenças transmitidas por pombos urbanos
4 principais doenças transmitidas por pombos aos seres humanos:
✔ Criptococose
✔ Salmonelose
✔ Histoplasmose
✔ Encefalites Virais
Os sintomas da Doença do Pombo mais frequentes são:
- Febre
- Fraqueza
- Fadiga
- Dor no peito
- Náusea
- Vómito
- Sudorese noturna
- Confusão mental
Os pombos são animais muito frequentes em qualquer cidade, mas podem ser um perigo para a saúde humana.
Além de transmitir doenças ao homem, as fezes dos pombos têm a potencialidade de infetar os animais domésticos. Estima-se que essa ave possa transmitir mais de cinquenta tipos de doenças.
Doenças transmitidas por pombos: sintomas, transmissão e controlo:
CRIPTOCOCOSE
É uma das principais doenças transmitidas pelos pombos urbanos e é causada por um fungo que vive e se desenvolve nas fezes, o Cryptococcus neoformans. Ao serem inalados os esporos do fungo, o pulmaõ é afetado assim como outros locais do corpo por meio da corrente sanguínea, podendo atingir o sistema nervoso e resultar em meningite, que é uma grave complicação da criptococose.
Sintomas: sensação de falta de ar, espirros constantes, fraqueza e dor pelo corpo todo
O que fazer: Deve dirigir-se ao centro de saúde para que seja confirmado o diagnóstico, uma vez que os sintomas são semelhantes a uma gripe e, assim, seja iniciado o tratamento, que é feito com o uso de antifúngicos.
Transmissão: Inalação de poeiras geradas pelos excrementos e fezes de pombos.
SALMONELOSE
A Salmonelose é mais frequente após a ingestão de alimentos mal lavados ou mal preparados, mas a transmissão da bactéria Salmonella também pode ocorrer devido às fezes dos pombos. Isso acontece porque quando as fezes secam e viram poeira, podem ser transportadas pelo vento e ficar presas em frutas e vegetais que, se não forem bem lavados, podem contaminar as pessoas.
Sintomas: Sintomas gastrointestinais, náuseas e vómitos, diarreia intensa, febre baixa e dor de barriga constante;
O que fazer: Repouso em casa, fazer refeições leves e beber bastante água. Porém, se os sintomas são melhorarem ao fim de 3 dias, deve-se ir ai médico para que seja iniciado tratamento com antibiótico e administração de soro diretamente da veia para prevenir a desidratação.
Transmissão: Ingestão de carne e ovos contaminados com fezes animais, alimentos mal lavados.
HISTOPLASMOSE
Doença causada por um fungo que se desenvolve nos excrementos dos pombos;
Sintomas: Fadiga, febre e dores no peito. Aparece cerca de 10 dias após infecção
O que fazer: Deve dirigir-se ao centro de saúde para que seja confirmado o diagnóstico, uma vez que os sintomas são semelhantes a uma gripe e, assim, seja iniciado o tratamento, que é feito com o uso de antifúngicos.
Transmissão: Inalação de poeiras geradas pelos excrementos e fezes de pombos ou secreções de aves doentes;
ENCEFALITES VIRAIS
Os pombos são reservatórios para vírus que provocam encefalites virais. Normalmente estas doenças podem infectar o sistema nervoso e causar diferentes sintomas, incluindo perda de consciência e risco de morte. Este tipo de encefalites são transmitidas pelos mosquitos, que após picar os pombos, podem picar os humanos e passar o vírus.
Sintomas: Forte dor de cabeça; febre alta; convulsões
O que fazer: Recomenda-se ir imediatamente ao centro de saúde para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado e que normalmente inclui o uso de antipiréticos
Transmissão: Inalação de poeira contaminada, que muitas vezes os sistemas de ar trazem para dentro dos edifícios.
O Instituto Nacional de Saúde Americano associa também os pombos à transmissão da bactéria infecciosa "borrelia"para o ser humano.
Como os pombos espalham doenças?
A infecção é ocasionada por um fungo que se desenvolve nas fezes de pombos. A contaminação ocorre, principalmente, quando o cócó fica seco e desidratado disseminando os esporos do fungo no ar. Ao inalar, a pessoa contrai a doença.
Assim, os fungos se instalam no pulmão. A partir daí, se espalham pelos órgãos e chegam até o cérebro.
Os pombos urbanos podem transmitir doenças de 4 maneiras diferentes:
- Inalação, por parte dos humanos, de poeiras contaminadas provenientes de excrementos que se encontrão junto das condutas de ventilação, como ar condicionado, e transportam para dentro das edificações
- Transferência por meio de parasitas (carrapato, ácaros e pulgas)
- Contacto direto com as fezes dos pombos
- Comida e água contaminada com excrementos dos pombos
Cuidados a ter para não contagiar comida com fezes de pombo
Alimentos contaminados por fezes de pombos, que contém a bactéria Salmonela, trazem grandes prejuízos à saúde ao comprometer os órgãos digestivos com uma intoxicação alimentar.
E de extrema importância manter pombos longe de qualquer ambiente onde são guardados, preparados ou produzidos alimentos. Esplanadas, refeitórios em áreas abertas devem ter cuidado de retirar rapidamente restos de comida das mesas para não provocar as aves columbofilia.
Como limpar cócó de pombo sem contaminar ?
As fezes dos pombos são componentes de alta propagação de microrganismos patogénicos, exigindo assim limpeza e higienização constante dos locais infestados. Antes de limpar excrementos de pombos, primeiro molhe a área afetada com água com cloro para evitar a criação de poeira enquanto limpa os excrementos. Utilizar mascara e luvas para evitar contaminação
Para evitar o risco da dispersão de agentes patogénicos, evita varrer as fezes secas, pois os dejetos ficam dispersos no ar e há o risco de inalação das partículas.
Resumo
Os pombos são aves que nidificam e se reproduzem rapidamente quando existem quatro fatores: àgua, alimento, abrigo e acesso. Daí que convivam junto das populações, onde estes fatores predominam em abundância.
Porém, a sua infestação nos centros urbanos é considerada um problema com riscos associados para a saúde publica e prejuízos materiais nas habitações.
É importante para a nossa saúde controlar a população desses animais nas cidades, e criar barreiras físicas fazendo com que essas aves procurem locais mais adequados para nidificarem, com alimentação correcta.
Deixar comentário
Comments
Pombos correios
Por:Nívea Andrade Em 19-01-2023Olá td bem? Necessito de ajuda quando a criadouro de pombos bem atrás da minha casa...onde dizcser pombo correio. O problema é está a trazer doenças p minha família e amigos.
Ja entrei em contacto com câmara e mesma diz que após vistoria não encontrou irregularidades. Um absurdo pois trata-se de saúde publica. Oq sevo fazer e recorrer?
Replied by : Workalp/Antipombos Em 19-01-2023